O Genjutsu tem duração igual ao valor de CON do personagem em turnos, depois disso ele precisa pagar de novo o mesmo valor de chakra para manter o genjutsu funcionando. Genjutsus que necessitam de selmantos (tato) podem afetar quaisquer alvos que o personagem queria, contanto que esteja na área de visão e alcance do personagem que vai usar o genjutsu.
Existem dois tipos de Genjutsu o fisico e o mental.
O Genjutsu fisico ele altera a luze faz surgir imagens na frente do personagem, estes genjutsus só pdoem ser desfeitos com a técnica KAI.
Os mentais acontecem apenas na mente do personagem que foi vitima do genjusu e pode sair atraves do Metodo da Dor.
Jushibari Jutsu: Após os selos necessários o usuário ira desaparecer e se aproximar do alvo, quando estiver próximo ao alvo, uma árvore irá aparecer e os galhos que irão segurar o alvo. O Genjutsu irá fazer o alvo acreditar mesmo que está paralisado, então o usuário surge de dentro da arvore e terá chance de acertar-lo.
Custo de Chakra: 15
Exigencias: INT 18, genjutsu
Kasumi Juuha no Jutsu: Técnica de Genjutsu que cria uma série de falsos ataques com o objetivo de confundir o inimigo, várias copias do usuário ficam de frente para o inimigo cercando-o, as copias não são reais e o ninja verdadeiro que fica escondido, atira uma kunai ou shuriken calculando os movimentos das cópias. Então o oponente vai pensar que as várias copias são capazes de atacar. Esta é uma ilusão fisica
Custo de Chakra: 10
Exigencias: INT 15, genjutsu
Kokohi no Jutsu: Uma simples técnica de Genjutsu que muda a aparência de algum lugar ou objeto.
Custo de Chakra: 7 para objeto, 9 para lugar
Exigencias: INT 12, genjutsu
Kori Shinchuu no Jutsu: Esse Genjutsu faz com que o alvo comece a andar em círculos no mesmo território (bosques, florestas, cidades, etc). Dependendo do nível em Genjutsu do usuário, o alvo será incapaz de perceber isso, rapidamente ficando exausto e vulnerável pois está andando pelo mesmo local. Ilusão fisica.
Custo de Chakra: 10
Exigencias: INT 14, genjutsu
Magen Narakumi no Jutsu: Uma habilidade de ilusão, que faz o oponente assistir uma cena muito traumatizante, quase sempre ele mesmo morrendo ou algum amigo.
Custo de Chakra: 6
Exigencias: INT 12, genjutsu
Nehan Shouja no Jutsu: Técnica de Genjutsu que faz várias pessoas entrarem num estado de inconsciência.
Custo de Chakra: 10
Exigencias: INT 12, genjutsu
Magen Kyoten Chyoten: Técnica de devolução de genjutsu, caso o personage seja atacado por um genjutsu que ele conheça, ele pode devolve-lo ao seu atacante escapando completamente do genjutsu e fazendo o oponente cair no proprio jutsu. Para isso ele deve apenas conhecer o genjutu na qual esteja sendo atacado e gastar o chakra necessário, não exige selamentos.
Custo de Chakra: Custo do Genjutsu+3
Exigencias: Genjutsu, INT 18
Kokuangyou no Jutsu: Poderosa técnica que faz uma área ficar completamente escura, o usuário do jutsu pode ver normalmente assim como aqueles que ele quiser, mas o oponente não. Lutar as cegas e sentidos extremos não ajudam nesse caso, a ilusão é física e tb não pode ser cancelada com Kai. O inimigo pego no genjutsu esta em situação de cegueira ou posição desvantajosa. Habildiades de sentir chakra ou doujutsus pode evitar os efeitos disso (mas não cancelar o genjutsu).
Exigências: INT 18
Custo de Chakra: 14
Nível 3
Alvos: 1-5
Raigen Raikouchuu: Após os selos necessários o usuário deste jutsu brilha em chakra luminoso cegando todos próximos da área luminosa. Porém é apenas uma ilusão, o oponente acha que esta sendo cegado, porem certos doujutsus pode perceber que isso é um genjutsu e na verdade o usuário não esta brilhando.
Custo de Chakra: 10
Nível 2
Duração: 5 turnos (se atingido)
Alvos: 1-X
Kanashibari no Genjutsu: Genjutsu usado para paralisar o inimigo, para se desfazer do genjutsu um oponente deve ter WILL 3 pontos maior que a WILL do usuário para fazera técnica Kai, caso contrario não conseguirá sair do genjutsu.
Exigências: INT 14
Custo de Chakra: 14
Nível: 2
Duração: Estendida
Alvos: 1